Estrutura do curso
Os diferenciais da metodologia Surgical Cornea
O curso foi cuidadosamente pensado para transferir conhecimentos teórico e prático por dois experientes e renomados cirurgiões brasileiros na área. Trata-se de uma imersão online e presencial na técnica escolhida, com enfoque em capacitar o aluno na realização da cirurgia proposta em sua cidade de origem. Além de um vasto conteúdo teórico e prático, o aluno receberá dicas valiosas sobre todo o universo que ronda a técnica abordada.
Ao longo de suas 8 edições e com mais de 100 cirurgiões já capacitados, fizemos - e continuamos fazendo - melhorias em nossa metodologia. O nosso resultado está naqueles que já realizam as cirurgias em suas cidades e proporcionam o melhor resultado a seus pacientes.
Acreditamos no poder transformador do ensino!
AULAS TEÓRICAS
Quatro encontros online, que ocorrem semanalmente e incluem duas aulas (ministradas pelos dois coordenadores, com transmissão em tempo real, duração entre 1h30 e 2h00) e discussão (cerca de 30 - 40 minutos de perguntas e discussão). Nesta etapa, o aluno tem acesso a cerca de 8 horas de palestras, que totalizam aproximadamente 500 slides, muitos deles com infográficos, evidência científica proveniente de literatura confiável e fotos de alta resolução de casos reais dos coordenadores. Além disso, são expostos trechos selecionados de vídeos cirúrgicos (ao redor de 50 vídeos no total), exemplificando e detalhando momentos de cirurgias, todos cruciais para o aprendizado.
AULAS PRÁTICAS
Encontro presencial de um ou dois dias (a depender do curso), que ocorre nas cidades de Brasília (Curso DSEK - endotelial para iniciantes e Curso Básico de Transplantes) e de Recife (Curso DMEK - endotelial avançado e o Curso de Lamelares Anteriores). Os dias presenciais abrangem, a depender do curso:
1. O Grande Resumo
Uma síntese das aulas teóricas, para sedimentar o conhecimento, com slides selecionados.
2. Minhas Melhores Dicas
Um importante momento em que os coordenadores expõem suas dicas de ouro para cada etapa cirúrgica.
3. Cirurgia Virtual Comentada
Uma projeção em telão em que os coordenadores expõem uma cirurgia real editada, com pausa nos momentos cruciais e com comentários a cada etapa cirúrgica.
4. Wet Lab com Córneas Humanas
O ponto alto do curso, com treinamento em tecido humano (disponibilizado pelo banco de olhos regional, tecidos não aptos para cirurgia real, com finalidade de treinamento). Alguns microscópios de bancadas são utilizados para que cada aluno faça um número mínimo de córneas (a depender do curso), sendo que um deles é transmitido em um telão para melhor aproveitamento do grupo.
5. Cirurgia ao Vivo
A depender do curso, uma cirurgia ao vivo é realizada em centro cirúrgico com consentimento informado do paciente e com a presença de todos acompanhando por tela e/ou lentes acessórias do microscópio cirúrgico. Este ponto do curso depende da oferta de tecido e de paciente apto para o procedimento no momento do curso. Portanto, cabe destacar que a ocorrência desta etapa não pode ser garantida. Como alternativa, em alguns cursos, os coordenadores realizam preparação ao vivo de tecido humano em centro cirúrgico com participação presencial.
6. Paper Lab
Uma inovadora metodologia de ensino em que cartolinas são usadas para que o aluno tenha uma visão tridimensional de algumas manobras de abertura da lamela endotelial, bem como da checagem de sua orientação.
7. Dispositivo Artificial EyeLab
um dispositivo artificial, desenvolvido pelos coordenadores conjuntamente com uma outra empresa, é apresentado. Esse laboratório permite realização de algumas das manobras cirúrgicas para que o aluno possa repetir o movimento, treinando em sua cidade, sem necessidade de usar tecido (córneas de treinamento). O EyeLab é vendido separadamente à inscrição do curso.
8. Surgical Quiz
Questões projetadas em telão, respondidas por todos e comentadas pelos coordenadores; têm objetivo de sedimentar conhecimento ao final do aprendizado.
9. Entrega da Apostila SC
A apostila Surgical Cornea é uma síntese impressa dos principais slides. Além de ser um verdadeiro guia cirúrgico, inclui lista dos materiais cirúrgicos a serem adquiridos pelo aluno.
10. Entrega de Certificados
Certificados de conclusão são entregues.
11. Sorteio de vagas
Um sorteio para alunos presentes e indicados pelos alunos. Os contemplados têm direito a inscrição e/ou descontos em futuros cursos.
PÓS-CURSO
1. Participação em grupo da plataforma WhatsApp
Um canal para tirar dúvidas sobre a técnica, sobre material cirúrgico e sobre questões práticas enfrentadas no dia a dia do cirurgião. Também é um meio em que os alunos compartilham suas primeiras cirurgias e conquistas, estimulando os que ainda não começaram e expondo as maiores dificuldades por que passaram.
2. Assessoria remota no primeiro caso
O aluno recebe acompanhamento dos coordenadores via WhatsApp para discutir seu primeiro caso no pré e pós-operatórios. Consiste em um importante auxílio remoto por dois cirurgiões experientes, que envolve a preparação antes do dia cirúrgico e conselhos para o pós-operatório.
3. Surgical Coach
Treinamento individualizado e presencial (em Brasília ou Recife) com um dos coordenadores, em que o aluno recebe exposições teóricas, assiste à cirurgia ao vivo, faz treinamento de WetLab (com cerca de 10-15 córneas – a depender da oferta de córneas de treinamento pelo banco de olhos local) e vivencia a rotina do cirurgião, participando do processo de indicação de cirurgias, observando a análise de uma oferta de tecido e acompanhando pós-operatórios. Surgical Coach é uma imersão individualizada na técnica cirúrgica escolhida.